JORNADA XXXVII (I Porto): CONFERENCIA DEL ESTUDIO MENOS É MAIS

Celebrada el viernes 7 de junio, en Porto.

Menos é Mais Arquitectos é o escritório criado no Porto, em 1994, por Francisco Vieira de Campos (Porto) e Cristina Guedes (Macau).  A capacidade de fazer mais com menos é o seu lema, procurando equilibrar a “economia” de meios com a “riqueza” na materialidade e no envolvimento emocional dos utentes. As suas obras são uma resposta pragmática a contextos específicos. Estes princípios são visíveis desde as primeiras obras ao Projecto de recuperação da Quinta do Vallado, e no Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas, na ilha de S. Miguel, nos Açores (uma co-autoria Menos é Mais com JMR).

 

“Mediante uma incansável experimentação, transformaram-se numa espécie de engenheiros militares, evocando a melhor tradição portuguesa, começando sempre pelo mesmo pragmatismo poético.” Nuno Grande

CG leciona na USI – Accademia di Architettura di Mendrisio e na FAAULP.

FVC leciona na FAUP e na Escola de Arquitectura da Universidade de Navarra, em Pamplona. 

Foram convidados para conferências, júris, exposições nacionais e internacionais e críticas em várias faculdades como ETH Zurich, TU Wien, Politécnico de Lausanne, entre outras. 

Muito recentemente foram agraciados em Londres pelo Royal Institute of British Architects tornando-se International RIBA Fellows. Em 2016 receberam o mais prestigiado prémio da Península Ibérica – Prémio FAD – em Barcelona e o prémio BIAU, em São Paulo. Foram ainda shortlist do RIBA International Prize e do prémio Mies Van der Rohe.

 

LA EXPERIENCIA EN IMÁGENES